EM 01 de março de 2016

IMG_3211

Chegou a vez do velho continente e da minha amada Londres! Já contei para vocês a novidade que durante esse ano teremos correspondentes nacionais e internacionais trazendo conteúdos muito legais aqui para o Blog. Já conhecemos um pouquinho sobre a correspondente da Califórnia, que está preparando conteúdos com a cara dos EUA para nos presentear!  Agora é hora de conhecer nossa nutri correspondente direto da Europa! Gaúcha e brasileiríssima a nutricionista Priscila Schramm mora em Londres desde 2014, onde tive a honra de lhe encontrar para dividir um dos melhores Hambúrgueres Veganos da cidade, no canto mais saudável do Borough Market . A Pri foi minha colega de mestrado, é um doce de pessoa e sabe tudo de estatística (Oba! Vai nos trazer notícias fresquinhas também do mundo científico por aqui). Atualmente atende como nutricionista na cidade de Londres e nos conta agora algumas de suas dicas, além de um pouquinho mais sobre sua vivência na nutrição e na cidade européia. Com vocês um pouco mais sobre a Priscila!

10696201_709411829187021_6853615968694327838_n

icones-06

Oi Pri! Obrigada por ter aceito meu convite. Primeiro queremos que nos conte um pouco da sua trajetória profissional. Você sempre quis ser nutricionista?

Priscila: Eu que agradeço a oportunidade. Desde criança eu fui estimulada a ter uma alimentação saudável. Meus pais só compravam refrigerante para o churrasco de domingo, típico no Rio Grande do Sul, biscoitos e salgadinhos só fui comer quando já era adolescente. Aos 10 anos minhas crises de bronquite pioraram e na época eu praticava ginástica olímpica (esporte que requer bastante da parte cardio-respiratória) minha mãe decidiu me levar a um medico (na época nem ela e nem eu sabíamos que nutricionista é quem deve prescreve dieta) especializado em homeopatia e a minha alimentação passou a ser mais saudável ainda. Quando eu tinha 17 anos, escolhi  prestar vestibular para nutrição, mas ainda não tinha plena consciência do que essa escolha significaria. Hoje compreendo o quanto essa profissão foi importante para minha vida e minha saúde. Ser nutricionista para mim é poder prolongar a vida, é nutrir o corpo e a alma com alimentos que nos fazem bem e é também mudar o mundo através de escolhas conscientes.

icones-06

Sabemos que você, após concluir seu mestrado se mudou para Londres, cidade onde mora hoje. No seu ponto de vista, qual a principal diferença da alimentação e nutrição na Inglaterra e no Brasil?

Priscila: A alimentação dos ingleses é bem diferente da nossa. Aqui as pessoas não almoçam como nós fazemos no Brasil, ou pelo menos não da forma como fazemos aí, aqui os ingleses comem um sanduíche ou algum outro lanhe rápido. O café da manhã típico daqui inclui bacon, feijão (que é doce) e ovos. Eu vejo que aqui o acesso a produtos saudáveis é melhor. É possível comprar alimentos orgânicos a um preço muito próximo do convencional, além do mercado oferecer muito mais opções para as pessoas com restrições alimentares. Porém mesmo com todas as opções eu observo que as pessoas aqui, assim como no Brasil, continuam sem saber o que é uma alimentação saudável, baseada em comida de verdade. 

icones-06

Realmente Pri, me lembro bem de trocar o almoço por sanduíches ou saladas (um pouco mais saudável) que comíamos sentados no parque quando morei na cidade – coisa que os ingleses adoram quando o sol da o ar da graça. Diferente daqui do Brasil onde insistimos para os pacientes não trocarem refeições por lanches, me parece que em Londres isso é bem normal. Conta tanta diferença de culturas, queremos saber o que te motivou a escolher essa cidade. Porque Londres? Conte um pouquinho para gente como foi a sua mudança e os desafios de ser uma nutricionista no exterior.

Priscila: Eu fiz um intercâmbio em 2007 e me apaixonei pela cidade. Voltei ao Brasil, terminei a graduação e o mestrado já com as malas prontas para embarcar novamente para cá. Cheguei aqui com objetivos muito claros e com as informações necessárias para começar a atuar como nutricionista. Este ano farei a validação do meu diploma para poder trabalhar para o NHS, o sistema público de saúde daqui. Os desafios enfrentados aqui acredito que são os mesmo que os encontrados no Brasil, a profissão não é valorizada como deveria, mas para mim o principal desafio é a língua. Atender em inglês, explicar rotas metabólicas e bioquímicas de forma que o paciente entenda, as vezes não tem jeito, o cérebro pifa (haja fosfatidilcolina e serina).

icones-06 

Eu tive a oportunidade de visitar lugares bem legais contigo enquanto morava ai. No seu ponto de vista qual lugar super saudável é imperdível para os brasileiros que visitam Londres? 

Priscila: Ah, esta é uma pergunta complicada já que aqui existem muitos lugares bacanas para comer (muitos já estão no teu TOP 10 de Londres). Três lugares que não aparecem lá mas que valem a pena serem visitados são a Romeo’s Bakery em Islington, que é uma padaria gluten free, a Ms Cupcake, a primeira bakery vegana de Londres (fica em Brixton) e o 26 Grains no Neals Yard.

icones-06 

Adorei essas dicas, não vejo a hora de voltar para conhecer lugares novos.  Nossas outras correspondentes tem compartilhado por aqui preciosas dicas. Quais os seus principais segredos para uma vida mais saudável?

Priscila: Eu acho que uma vida saudável começa com no nosso pensamento. Não adianta nada comer tudo certinho, ir a academia e ser uma pessoa negativa, invejosa, etc. Eu sempre acordo de bom humor e ano passado comecei a fazer o desafio da gratidão, além disso eu não consumo refrigerantes, produtos lacteos e glúten por ter intolerância e um pai celíaco. Tento fazer minhas escolhas alimentares de forma mais consciente possível, uso produtos que impactem da menor forma possível o meio ambiente e acredito que levar uma vida saudável é mais fácil do que as pessoas imaginam, é a gente que complica.

icones-06 

Algum assunto ou área da nutrição que mais te fascine e que você gostaria de compartilhar a gente?

Priscila: Eu amo nutrição. Nós somos formados por nutrientes. Eu gosto muito da visão que a medicina chinesa tem sobre esse ponto, que tem como principal mandamento a felicidade ao comer. Os chineses acreditam que alimentos vivos, que não passaram por processo de industrialização, manipulação genética, etc, trazem mais energia vital para o corpo (nutrem o Qi) e falam muito sobre respeitar e ouvir o que o corpo pede, que eu, com treinamento ocidental, rastreio pelos sinais e sintomas e com exames laboratoriais. É muito bonito poder transitar entre estes dois mundos tão diferentes.

icones-06 

Estamos ansiosos pra saber as suas dicas como correspondente ai em Londres. Pode adiantar pra gente as principais novidades que você vai nos contar aqui pelo blog?

Priscila: Eu estou super animada com a minha participação aqui no Blog. Vou trazer novidades na área de nutrição, que aqui sempre chegam antes, novos produtos que estão sendo lançados, lugares saudáveis para comer, cursos, congressos, etc. Além disso vou escrever sobre outras visões da nutrição, que para mim abrem novos horizontes e botam na nossa cabeça aquela “pulguinha”, que aqui na minha faz eu duvidar de verdades absolutas e grita o tempo todo “só sei que nada sei”. Fiquem a vontade para mandar perguntas, fazer sugestões e até para me fazer uma visita caso venham tomar um chá com a rainha.

icones-06 

Amei sua participação Pri! Vamos adorar ter você aqui nos trazendo novidades da terra da Rainha. E vocês pessoal o que gostariam de saber do estilo de vida saudável lá na Europa?

 

DÊ SUA OPINIÃO