EM 13 de janeiro de 2016

Hoje é dia de apresentar nossa primeira Nutri correspondente do blog, que vai nos trazer novidades de um cantinho bem especial e que muita gente que leva um estilo de vida saudável já sonhou em morar um dia: nossa linda e cenográfica Califórnia. A ideia é que possamos ter acesso as novidades fresquinhas e opniões diferentes sobre nutrição em outros países. E nada melhor que começar com fera no time.

A Ju Beneton é nutricionista e Health Coach, brasileira que mora nos EUA há 4 anos e por quem tenho um carinho muito especial. Conheci a Ju durante a faculdade e pós graduação e sempre adorei seu estilo descontraído de abordar nutrição. Sempre que vou aos EUA separo um tempinho para vê-la e passamos horas discutindo assuntos polêmicos da área e trocando dicas preciosas que ela prometeu contar a vocês por aqui. Por isso, inaugurando a tag #aNutriEntrevista e a sessão de correspondentes no blog, hoje fiz uma entrevista com ela para que vocês a conheçam um pouquinho mais e aproveitem para já anotarem suas dicas de saúde e nutrição! Confere só tudo que vem de legal por ai:

IMG_2656

icones_Cv-04

Ju, Primeiro queremos que nos conte um pouco da sua trajetória profissional. Você sempre quis ser nutricionista?

Ju Beneton: Eu sempre adorei qualquer coisa que fosse relacionada à saúde. Desde novinha eu gostava de cozinhar e brincar com comida. Durante a adolescência, eu adorava comprar revistas de dieta e saúde e testar todas as receitas, dietas, exercícios, lembro que eu recortava tudo e fazia colagens em cadernos. Minha mãe ficava quase louca, pois achava que eu era muito nova para me “preocupar” com essas coisas, porém, com o tempo ela começou a entender que eu fazia tudo aquilo por hobby. Eu adorava ir pra casa depois da aula e ficar cozinhando! No entanto, quando tive que prestar vestibular, decidi que queria ser veterinária – pois sempre amei animais. Meu pai não concordou e pediu para eu escolher outra coisa, e obviamente nutrição fez todo o sentido. Entrei na faculdade em 2005 e nunca tive dúvidas de que tinha escolhido a profissão certa. Me formei, comecei a pós graduação em nutrição funcional, me mudei para os Estados Unidos e voltei para a faculdade. Hoje, me preparo para aplicar para um mestrado em nutrição e faço um curso de Health Coach, para poder começar a trabalhar com nutrição novamente o quanto antes.

icones_Cv-04

Quais foram os maiores desafios que você encarou para poder seguir a carreira de nutricionista nos Estados Unidos?

Ju Beneton: Desde que decidi me mudar para cá, sabia que minha trajetória seria longa e difícil. No Brasil, para ser nutricionista você faz a faculdade de quatro anos e registra seu CRN. Aqui nos Estados Unidos, a carreira de nutricionista pode se dividir em diversas áreas dependendo do que você deseja fazer. Somente uma faculdade não é suficiente para a prática clínica por exemplo. Com a minha formação do Brasil eu posso optar em validar as matérias que já tenho e terminar o que falta, obtendo assim um outro diploma em nutrição, ou, aplicar para um mestrado em uma faculdade estadual – somente faculdades estaduais são capazes de validar o diploma de outro país -, e após dois anos de mestrado, aplicar para um estágio – ou internship. Após o internship, é necessário prestar uma prova nacional de nutrição para adquirir o registro de dieticista/dietitian e então estar apta à prática clínica. O maior desafio disso tudo é a competitividade para entrar nessas faculdades estaduais, principalmente para cursos concorridos como nutrição, por esse motivo, precisei cursar certos prerequisitos que não nos foram oferecidos no curso de nutrição do Brasil, além de refazer outros para melhorar as notas. No meio do caminho, resolvi optar por fazer um curso de health coach, assim, conseguirei me envolver mais com atividades do meio, e quem sabe atender pacientes com essa técnica também.

icones_Cv-04

Sabemos que você mora hoje na Califórnia. No seu ponto de vista, qual a principal diferença da alimentação e nutrição nos EUA e no Brasil?

Ju Beneton: Nos Estados Unidos, as pessoas foram por muitos anos escravas de redes de fast food e comidas prontas. O estilo de vida agitado, o foco na carreira, fez com que as pessoas optassem por formas práticas de se alimentar. Com certeza a falta de informação da época também contribuiu muito para que gigantes da indútria dominassem o mercado com produtos alimentícios cada vez mais cheios de açúcar, gordura, sal e pouquíssimos nutrientes. Hoje em dia, as consequências desse estilo de vida pode ser vistas claramente em todo o país. A epidemia de obesidade e doenças crônicas entre adultos e crianças aqui nos Estados Unidos é uma coisa incrível. Fora isso, cada vez mais casos de câncer são diagnosticados em pessoas cada vez mais jovens. No Brasil, sempre tive orgulho de dizer que quando éramos crianças não comíamos Mc Donalds e comida congelada não existia! Infelizmente, hoje percebemos que a realidade do Brasil não é mais essa. De certa forma, acredito que o Brasil esteja percorrendo a mesma trajetória dos Estados Unidos, décadas atrás. Hoje, mais da metade da população do Brasil está acima do peso, – esse número é o dobro se comparado com 30 anos atrás, e com certeza a tendência é somente aumentar, algo precisa ser feito em relação à isso.

icones_Cv-04

Mas na Califórnia sabemos que as pessoas tem um estilo de vida mais saudável de forma geral, não é mesmo?

Ju Beneton: Sim, com certeza. Aqui na California as pessoas são muito mais abertas à terapias alternativas e estilo de vida mais saudável. Estilos de alimentação (ou de vida) como macrobiótica, vegetarianismo, veganismo e até crudivorismo são muito comuns por aqui. Fora isso, qualquer californiano que se preze é adepto de yoga e esportes ao ar livre – de preferência com a família toda e seus pets.

 icones_Cv-04

Todo profissional da saúde tem suas dicas preciosas. Quais os seus principais segredos para uma vida mais saudável?

Ju Beneton: Pode parecer clichê mas eu acredito que o segredo de uma vida saudável é encontrar o equilíbrio. A partir do momento que nos conhecemos mais, descobrimos o que gostamos, que tipo de exercício funciona para o nosso corpo, que tipo de alimento nos faz bem ou mal, conseguimos levar uma vida mais saudável sem muito estresse e paranóia. Não acredito em um estilo de vida e alimentação padrão para todos. Uma pena que muitas pessoas ainda não consigam entender isso ou não tenham tempo para investir nessa jornada. Acredito que a busca do equilíbrio é uma jornada, muitas vezes demorada e difícil, mas 100% recompensadora.

icones_Cv-04

Algum truque de beleza super natural que você não abre mão?

Ju Beneton: Ultimamente eu tenho adorado limpar meu rosto com óleos (já tinha dividido essa dica contigo recentemente). Ao invéz de usar sabonetes, uso uma mistura de óleos, massageio bem o rosto e limpo com uma toalha úmida e bem quente. A pele fica não fica nada oleosa (eu inclusive passo hidratante depois) e é 100% natural. Também amo chá de dente de leão e adoro utilizar argilas para tudo, desde máscaras para o rosto, como no tratamento de machucados e até para tomar.

 icones_Cv-04

 O que mais te inspira e te motiva na alimentação?

Ju Beneton: A alimentação saudável e de forma consciente me inspira pelo poder que tem. O poder de prevenir e tratar doenças, melhorar a qualidade de vida e o humor das pessoas, além de ter um impacto gigantesco no meio ambiente. Isso me motiva a continuar dividindo o meu conhecimento de nutrição e minhas experiências com outras pessoas, para que elas se inspirem e consigam desfrutar dos benefícios de uma vida mais saudável.

 icones_Cv-04

Estamos ansiosos pra saber as suas dicas como correspondente ai nos EUA. Pode adiantar pra gente as principais novidades que você vai nos contar aqui pelo blog?
Ju Beneton: Eu também estou super ansiosa e cheia de idéias para dividir com todos! Eu adoraria postar em primeira mão assuntos que são novidades por aqui e que muitas vezes demoram anos para chegar ao Brasil. Modalidades de exercícios, estilo de vida e alimentação, suplementos e até receitas. Aproveitar para assim como você já vem fazendo no site, dividir dicas de viagens e restaurantes para aquelas pessoas que estão com uma viagem marcada e querem experimentar restaurantes mais locais e saudáveis. Hoje em dia tenho visto que roteiros gastronômicos mais saudáveis e ousados viraram uma “sensação” entre o público mais jovem. Gostaria também, de interagir mais com o público e dividir algo que as pessoas tenham interesse em saber, criando assim um canal aberto de troca de informações, mais dinâmico e divertido. Sugestões e críticas são sempre bem vindas!

icones_Cv-04

Demais né pessoal? Vou adorar ter a Ju aqui como correspondente e já tenho um monte de pedidos pra ela (rsrs), além das dicas de nutrição to ansiosa pra que ela separe pra gente umas dicas de comprinhas saudáveis que todo mundo adora fazer no exterior. E vocês o que gostariam de saber do estilo de vida saudável californiano?

cris e ju 2

 

 

Facebook: facebook.com/juliana.beneton

Instagram: @julianabeneton

DÊ SUA OPINIÃO