EM 23 de dezembro de 2015

-POP

Bonjour, les amis! Hoje a tag #anutriviaja traz pra vocês um seleção incrível de lugares cheios de saúde na linda capital francesa. Esse post é em homenagem a essa cidade que adoro, que ilumina corações e nos encanta a cada visita, e que recentemente presenciou uma das cenas mais tristes do ano de 2015. Paris é aquela cidade encantada, onde todo mundo já sonhou estar um dia, e para desmitificar a ideia de que a comida francesa se resume a manteiga e creme de leite, encontrei na cidade lugares incrivelmente saudáveis e funcionais, além de opções ótimas nos cardápios de todos os restaurantes que visitei. Quem acompanha minhas dicas lá pelo instagram sabe que costumo visitar espaços #healthystyle em cada cantinho do mundo que visito. Confere minha lista do melhor do #healthystyle em Paris para vocês:

bobs-bake-shop-boulangerie-cafe-patisserie-paris-halle-pajol-americain-by-le-polyedre_10-685x1024

1. Bob Bake Shop
Estilo padaria/café esse lugar super charme fica dentro de um armazém de trens de ferro, ideal para ser visitado no café da manhã. Prioriza produtos orgânicos que recheiam baguetes ao estilo americano, de várias cores e sabores, com ótimas opções de sucos, com chás ou misturas inusitadas nos smoothies. O chef da casa, Marc Grossman, é conhecido por outros endereços saudáveis na cidade e defensor da comida limpa (vale a pena levar os livros do chef pra casa), e o que mais me agradou aqui foram as saladas com amaranto e o kefir (a como eu queria ver o kefir sendo usado em restaurantes no Brasil). Para o café da manhã vá de suco verde com baguete integral a sua escolha.
Endereço: Bob Bake Shop, 22 bis rue Pajol 75018 Paris.

10584609_934032569945950_1969643358_n
2. Le Pain Quotidien

Melhor dica para os turistas que vão visitar a famosa basílica do sagrado coração (Basilique du Sacré-Cœur) que além de ter um astral incrível, tem uma vista linda da cidade. Acorde cedo e se permita pelos arredores da igreja, ali pertinho você encontra uma unidade da Le Pain Quotidien, essa franquia super amada por todos tem neste endereço o diferencial de ser totalmente orgânico! Desde o ovo, os sucos e o café, até o croassant (quentinhoooo e o melhor que já comi). O café da manhã é incrível, mas vale voltar para o almoço e pedir o menu botanique (100% vegetariano com tabule de Quinua, húmus, avocato, sopa e granola #organic). Antes de ir embora leve uma das geléias orgânicas da loja anexa! Depois de comer, vale ir a pé mesmo até a basílica e gastar um pouco de calorias com as inúmeras escadas no final da rua para chegar até o topo.
Endereço: 2 Rue des Petits Carreaux, 75002 Paris, França

IMG_3718
3. Chambeland
De todas as casas gluten free que já visitei pelo mundo essa padaria 100% orgânica e naturalmente sem glúten foi a que mais me encantou. Não tentam imitar pães com trigo e tem uma identidade própria no formato e ingredientes dos pães que fazem (são achatadinhos, sem milhões de misturas, mas super macios e deliciosos). A padaria ainda tem doces, tortas e bolos de encher os olhos, todos sem glúten. No almoço servem sopas e saladas em tigelas, que vem com pão quentinho. Sugestão da casa e bem pedida por lá é uma tortinha de limão sem gordura (realmente fiz de tudo para descobrir o segredo dela e não entendi nadinha). Não deixe de provar um pedacinho do pão com flor de laranjeira, item indispensável. Encantada por ele! Para turistas que querem aproveitar o passeio as redondezas tem inúmeras lojas de antiquários (chamam de Village Popincourt), sempre entro em lojas assim a procura de talheres lindos.
Endereço: 14 Rue Ternaux, 75011 Paris, França

IMG_6428
4. Épicerie Générale

Empório super fofo que comercializa o melhor dos produtores locais e orgânicos. Visitei pesquisando tendências para um cliente de consultoria e logo que entrei pensei: queria ter esse lugar pra mim! Como todo bom empório tem ótimas opções de produtos saudáveis para levar pra casa, para comer gostei das ideias de saladas, que combinam grãos e legumes e são bem gostosinhas. Também tem sanduíches, pães e bolos sem glúten. E o que me mais em encantou foi o lema da loja “le beau, le bon, le bio” (em português o belo, o bom, o orgânico) Fofo né gente? Fica a uns 10 minutinhos de taxi das Galerias Lafeytte, e pode ser uma opção depois das compras.
Endereço: 43 Rue de Verneuil, 75007 Paris, França

5. Pousse Pousse
Para os adeptos da comida crua é o endereço mais #rawfood da cidade. Servem um suco de brotos de trigo que combina com as opções de saladas elaboradas, com algas e sementes germinadas. Junto do restaurante tem uma lojinha de utensílios e aparelhos indispensáveis para uma cozinha saudável e funcional, procure para comprar maquinas de leites vegetais, spiralizer, centrifugas super modernas para sucos e utensílios para germinação. Os blends de chás também merecem ser levados para sua casa. Adoro esse tipo de comprinhas e sempre reservo lugar nas malas pra essas novidades!
Endereço: 5 et 7 Rue Notre-Dame de Lorette, 75009


10617155_729059100492498_711629467_n
6. Kusmi Tea e Lov Organic

Os chás mais queridinhos e aromáticos da linha #detox já tem uma linha especial e totalmente livre de agrotóxicos! Em Paris tem varias lojinhas espalhadas pela cidade (uma na Champs Elissés e uma próxima a linda igreja do Sagrado Coração – ao lado do Le Pain Cotidiein que citei aqui). Em viagem considero essencial carregar na mala um bom chá digestivo e um bom chá #detox para começar a manha e finalizar o dia, segredo de manter-se clean em dias fora da rotina! Escolhi o novo sabor do Kusmi Tea DeTox (Jaime mon BB Detox) como meu preferido, composição e aroma incríveis! A loja da famosa Champs Elissés certamente estará no seu caminho, por isso, ao entrar comprar seus cházinhos não deixe de subir as escadas e curtir o café super charme que tem por lá. Endereço: 71 Av. des Champs-Élysées, 75008 Paris

7. Hobbes
Restaurante vegetariano pequeno e super agradável, com opções #rawfood, hambúrgueres e prato do dia, com saladas e lasanha vegetariana mara. Se for para o café você encontra tofu mexido, mingau, bolo de cenoura e café orgânico e fresquinho.
Endereço: 31 Avenue Simon Bolivar – 75019 Paris

10808750_390683681100073_359773509_n
8. Le Café Marly

O foco aqui não é comida saudável, mas para mostrar que em todo lugar na cidade você encontra opções para não sair da dieta, essa parada é obrigatória. Este café fica dentro do Museu mais famoso do mundo, é puro charme e tem uma vista incrível da pirâmide do Louvre. Sentar na sacada no verão é um evento por si só, da até pra pegar um solzinho, produzir vit D e curtir a vista linda do palácio! O atendimento é ótimo e o cardápio variado e com muitas opções saudáveis, minhas escolhas foram salada de Quinoa ao molho de mostarda e frutas da estação de sobremesa!  Endereço: 93 Rue de Rivoli, 75001 Paris, França

348s
9. Ma Kitchen
No estilo comida de rua, esse restaurante serve comida coreana cheia de frutas e legumes. Até pouco tempo seu ó conhecia aquele macarrãozinho transparente da culinária coreana, mas quando morei em Londres descobri que os cantinhos dessa nacionalidade eram cheios de coisas saudáveis, e é claro que gamei. Neste em Paris você pode levar a refeição, servem um prato popular da culinária coreana chamado bibimbap, que significa “comida mesclada”, normalmente feita em tigela de pedra vulcânica. Eles montam em caixinhas de papelão cheias de surpresas: uma mistura de arroz temperado (gostinho de hortelã), vegetais (legumes e saladas) e proteína de sua escolha como tofu orgânico, salmão, frango ao curry, lula, lombo com ameixa, entre outros. Não temos muito esse hábito no Brasil, mas lá na europa todo mundo anda com suas caixinhas e almoça nos parques ao ar livre no verão. As sobremesas também são bem bonitas e não deixe de provar os chás.
Endereço: 85 Rue d’Hauteville, 75010 Paris, França

10. Café Paison (e Atelier Papillon)
Procurando por endereços para fazer cursos de culinária saudável na cidade fui parar nesse café com menu super funcional (incluindo pratos sem gluten e sem leite, além de ricos em superfoods e compostos bioativos ) o café abriga os cursos de um atelier de cozinha saudável, as aulas em datas distintas e com temas diversos ministrados por chefes naturopatas renomados, que nos ensinam como preparar em casa pratos saudáveis, equilibrados nutricionalmente, veganos ricos em proteínas e oficinas de germinação de grãos. Custam 60 euros por pessoa e acontecem uma vez ao mês. Vai que você dá sorte de estar por lá! Se não der, visite para consumir as sopas detox e o chai com leite vegetal.
Endereço: 58 Rue du Faubourg Poissonnière, 75010 Paris

Essas foram as ideias mais saudáveis que vi por Paris, mas a cidade tem ainda inúmeras casas de sucos e até food trucks saudáveis. Sempre visito lugares assim pesquisando tendências para clientes de consultoria, mas mesmo viajando e de férias são meus lugares preferidos para comer. Se você visitar a cidade vale a pena pesquisar se alguma dessas dicas está na sua rota (e conferir se estão abertos – lembro que fiz uma lista enorme de lugares antes de viajar e alguns encontrei fechados). Boa viagem!

 

DÊ SUA OPINIÃO