EM 15 de dezembro de 2015

IMG_0577

Oi Pessoal! Hoje foi dia de estréia na no meu canal do youtube e como presente para o Natal de vocês vim compartilhar uma receita que faz muito sucesso no consultório e nos cursos: Panetone Funcional, que também chamo de Panetone Saudável, Chocotone ou o que mais vocês preferirem. Desenvolvi essa receita para meus pacientes veganos e intolerantes, mas ela fica tão saborosa que replico sempre em casa e todos adoram. Vou contar os ingredientes por aqui e vocês podem acompanhar o passo a passo de como fazer pelo vídeo que gravei lá para o Youtube. Caderninhos na mão?

icones_Cv-03

Ingredientes:

50g de ameixas secas sem caroço picadas (1/2 xicara)

50g de damascos secos picados (1/2 xícara)

50g de maçãs desidratadas picadas (1/2 xícara)

50g de Cranberries ou uvas passas (1/2 xicara)

200ml de suco de maçã integral

Raspas de uma laranja

200g de chocolate 70% cacau picado em pedaços médios

Opcional: 50ml de rum

Para massa:

1  tablete de fermento biológico fresco (15g) (ou use sachê de fermento instantâneo – cerca de 5g) ou  1 col S de fermento natural (aproximadamente 1 xícara do fermento pronto) + 1 colher de sopa de açúcar demerara triturado

100ml de água morna

400g de mistura de mix farinha sem gluten (pode comprar pronta ou conferir a receita aqui)

50g de polvilho doce

1 colher de chá de goma xantana

¼ colher de sal

2 colheres de sopa de óleo de coco

200ml de leite de amêndoas ou água

2 colheres de sopa de chia

4 colheres de sopa de xarope de agave ou açúcar demerara

1 colher de chá de fermento químico

1 forma de papel para panetone

icones_Cv-06

Gravei o passo a passo pra vocês aqui no youtube. Espero que gostem! (aproveita e se inscreve no canal para curtir as próximas receitas que virão):

https://youtu.be/SDKZAwbctHY

nutridica_icones

Essa receita é totalmente livre de conservantes, portanto deve ser consumida em 3 dias.

Uma ótima ideia é congelar em fatias e na hora de comer descongelar no grill (aquele mesmo de fazer torrada) salpicando canela por cima na hora de servir.

Em meu e-book Cozinha Funcional compartilho com vocês algumas dicas de compensadores dietéticos, que são detalhes que adiciono no momento da refeição com finalidades diversas para saúde. Para acompanhar o Panetone, além da canela, sugiro uma xícara de chá verde ou Matcha como compensador dietético, essa associação ajudara a diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos da refeição e também compensar o estresse oxidativo pós refeição, dicas que ajudam muito quem está em processo de emagrecimento.

Bom apetite!

icones_Cv-10

icones_Cv-01

icones_Cv-08

DÊ SUA OPINIÃO