EM 15 de dezembro de 2015

#cristozzonutri

Oi pessoal! Hoje vou compartilhar com vocês um mix de farinhas bem equilibrado para pães, bolos e panquecas que não levam glúten. Essa dica faz bem para saúde e também para o bolso, uma vez que misturas prontas são caras. Portanto, fazer seu próprio mix de farinhas sem glúten em casa é economia na certa.

Outra vantagem de fazer em casa seu mix é que ele não leva conservantes e você pode escolher as farinhas que tem melhor perfil nutricional para sua individualidade. Por exemplo, uma farinha com ótimo perfil nutricional e baixo carboidrato é a farinha de grã0 de bico, mas muitas pessoas se sentem inchadas ou desconfortáveis quando consomem leguminosas, se este for o seu caso você pode trocar a farinha por outra como sorgo, milho orgânico, teff, etc.

Várias misturas são possíveis, mas hoje vou compartilhar com vocês a que mais uso em casa e que está bem equilibrada, pois contêm fibras na medida certa para deixar mais integral sem comprometer a textura e o gosto da massa.

icones_Cv-03

1 xícara de chá de farinha de arroz integral

1 xícara de chá de farinha de grão de bico ou sorgo

1 xícara de chá de fécula de batata

1/2 xícara de chá de polvilho doce

1 colher de sopa rasa de goma xantana

2 colheres de sopa rasas de farinha de linhaça

icones_Cv-06

Basta misturar bem e guardar em um pote de vidro bem seco. Para utilizar nas receitas basta substituir os ingredientes da seguinte maneira: para cada 1 xícara de farinha de trigo utilize 1 xícara do mix de farinhas sem glúten.

icones-06

 

A validade do mix pronto é de 30 dias. Guarde em um vidro esterilizado e bem seco, longe de incidência de luz.

Você encontra todas essas farinhas e também a goma xantana, em loja de produtos naturais.

Você encontra várias receitas de pães e bolos aqui pelo blog, lá no instagram pela hasta #receitascristozzonutri e também no meu e-book Cozinha Funcional.

DÊ SUA OPINIÃO