EM 22 de julho de 2016

A gente sabe que ela está na moda e que muita gente associa o consumo a uma dieta saudável. A batata-doce é um alimento extremamente versátil e cada dia ganha mais espaço na mesa das famílias. Pode ser consumida assada, em sucos, na forma de purê, doce ou salgada e ainda substituir alguns ingredientes na preparação de receitas. Assim como outros tubérculos nos fornece carboidrato sem processamento e rico em fibras.

Incluir a batata-doce no cardápio é uma forma de manter o consumo dos “alimentos de verdade”, prática que costumo sempre frisar aos leitores e pacientes. Tem inúmeras receitas lá no meu Instagram, na hashtag #receitascristozzonutri, onde uso a batata-doce como opção para substituir alguns alimentos industrializados e até o pãozinho do café da manhã. Adoro a ideia de usá-la nas receitas para diminuir a necessidade de usar tanta farinha.

Por estar tão em alta ultimamente e permitir inúmeras formas de ser incluída no cardápio, fui convidada pela Revista Mais Saúde para dar algumas dicas sobre a utilização e conservação desse alimento.

Veja abaixo a matéria completa:

capa 2

capa 1

Para reforçar como esse alimento pode render muitas preparações, trago aqui a receita de um Nhoque de Fibras que ensinei no último curso de culinária saudável que ministrei em Florianópolis. A batata-doce entra na massa para trazer muita saúde ao prato, que contêm outras ótimas fibras vindas da aveia, as chamadas betaglucanas, componentes que atuam muito na diminuição do colesterol, combatem o envelhecimento da pele e ainda melhoram nossa imunidade.

 

NHOQUE DE FIBRAS

Ingredientes:

2 batatas-doces médias cozidas

1 xícara de chá de farelo de aveia (prefira a sem glúten se você for alérgico ou sensível)

1/2 xícara de chá de farinha sem glúten

1/4 xícara de chá de azeite de oliva

Sal a gosto

1/2 xícara de Salsinha ou Cebolete bem picadas

Pimenta a gosto

 

Modo de Preparo:

Após cozinhar as batatas, por cerca de 30 minutos, descarte a água do cozimento e amasse-as ainda quentes. Leve para uma travessa e misture os demais ingredientes ao purê. Amasse com as mãos até obter uma nassa homogênea.

Corte a massa em pedaços menores, formando rolinhos e cortando na espessura que preferir (cerca de 2cm). Leve para o cozimento em água fervendo com 1 fio de azeite e um pouco de sal.

Espero que o  nhoque suba até a superfície e retire com uma escumadeira. Finalize com azeite de oliva ou manteiga Ghee para que eles não grudem.

Sirva com o molho de sua preferência! Eu adoro colocar o nhoque em um travessa bem bonita com molho de tomate caseiro, molho pesto ou molho branco funcional. Todas essas dicas e receitas de molhos você encontra em meu livro Cozinha Funcional ou no e-book Bases da Gastronomia Funcional, disponível para baixar aqui Cozinha Funcional – Bases da Gastronomia Saudável.

Para quem não é muito fã da batata doce pode ficar tranquilo e procurar benefícios similares em outros tipos de tubérculos como a batata baroa, o nhame, o cará, o aipim… a única regra a ser seguida é: alimento de verdade sempre!

Que tal tentar essa delícia no final de semana e me contar como ficou? Me marca lá nas redes sociais que vou adorar ver suas preparações.

Bom apetite!

DÊ SUA OPINIÃO