EM 10 de junho de 2016

O clima de amor está no ar! Como o Dia dos Namorados está chegando e o final de semana promete ser o mais frio do ano (aqui no Sul, pelo menos) muitos casais estão programando algo bem especial para comemorar a data: ficar em casa e curtir a companhia um do outro! E se for regado a boa comida melhor ainda! Então resolvi separar para vocês um Menu Funcional delicioso para fazer em casa e curtir esse dia especial com seu companheiro(a). Combinação perfeita de entrada, prato principal e sobremesa super saudáveis, #semglúten e #semleite e que prometem aquecer tanto quanto abraço apertado. Como o dia é pra ser de muito amor, não combina comidas pesadas e que dificultem a digestão. Então corre que ainda da tempo de comprar todos os ingredientes e se preparar para o final de semana. Vamos às receitas?

Confira:

Menu blog

 

Entrada:

FONDUE DE CASTANHAS 

#semglúten #semleite #funcional

Fondue de castanhas

Ingredientes

1 dente de alho ralado

1 colher de sopa de manteiga ghee ou azeite de oliva

2 xícaras de castanha de caju crua e hidratada

2 xícaras de água mineral

½ xícara de vinho branco seco

Noz moscada a gosto

Pimenta do reino a gosto

Sal marinho a gosto

1 pitada de açafrão da terra

1 colher de sopa de polvilho azedo

 

Modo de preparo

Deixar as oleaginosas de molho por 30 minutos a 1 hora em água quente. Descartar a água e lavar. Bater no liquidificador com a água mineral  e o polvilho azedo até que fique homogêneo.  Aquecer a manteiga ghee numa panela e frigir o alho sem deixar queimar, adicionar o vinho e aguardar que evapore o álcool. Em seguida adicionar o que foi liquidificado na panela e deixar encorpar. Temperar com pimenta, noz moscada, sal e uma pitada de açafrão.  Despejar o creme numa panela de fondue e servir com os acompanhamentos que desejar.

Sugestões super saudáveis de acompanhamento

  • Cogumelos
  • Brócolis ou couve-flor no vapor (cozinhe só por 3 minutos)
  • Tomates cerejas
  • Camarões grelhados
  • Pão Sem Glúten
  • Batata doce em cubos assada
  • Cenoura crua
  • Maça crua ou coco fresco em pedaços

 

Prato principal:

FRANGO AO CURRY COM MAÇÃ VERDE

#semglúten #semleite #funcional #cozinhafuncional

Frango ao Curry

Ingredientes

2 peitos de frango orgânico cortados em

cubos ou tiras

2 colheres de sopa de gengibre ralado

1 alho poró fatiado em meia lua

400ml de leite de coco caseiro

2 colheres de sopa de curry

2 colheres de sobremesa de óleo de coco

2 maçãs verdes cortadas em cubos

Raspas de limão tahiti

Noz-moscada a gosto

Sal verde a gosto

Opcional: Amêndoas em lascas

 

Modo de preparo

Em uma panela aqueça o óleo de coco e frija o alho poró com o gengibre. Em seguida adicione o peito de frango e frija por mais 5 minutos, mexendo sempre para distribuir o cozimento. Adicione o leite de coco, deixe levantar uma pequena fervura e adicione o curry e a maçã verde e cozinhe por 2 minutos. Desligue o fogo, corrija o sal, adicione as raspas de limão e a noz-moscada. Sirva com amêndoas em lascas tostadas para decorar.

Receita do meu primeiro livro Cozinha Funcional.

 

Sobremesa:

CRUMBLE DE FRUTAS VERMELHAS

#semglúten #semleite #funcional

crumble

Ingredientes

½ xícara de coco ralado ou lascas

½ xícara de aveia sem glúten

1 xícara de castanha do pará quebradas

2 colheres de sopa de óleo de coco ou ghee

4 colheres de sopa de mel ou agave

Opcional: Canela a gosto

 

Recheio

1 xícara de frutas vermelhas picadas (morangos, ameixa, pêssego, framboesas ficam ótimos)

1 xícara de suco de uva integral ou suco de maçã

1 colher de sopa de biomassa de banana verde

 

Modo de preparo

Cortar as frutas e temperar com canela. Dissolva a biomassa no suco de frutas e misture as frutas picadas em seguida. Em outra travessa misturar todos os ingredientes do crumble formando uma farofa levemente úmida. Untar um ramequim ou xícara com óleo de coco ou ghee. Adicionar a compota de frutas picadas. Cobrir com a farofa e levar para assar em forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 25  minutos até que fique quentinho e dourado.

 

Creme inglês para acompanhar

3 gemas

1/3 da xícara de açúcar demerara ou açúcar de coco

1 xícara de leite vegetal (amêndoas, leite de arroz ou leite de coco)

1 colher de chá de extrato de baunilha orgânico

 

Modo de preparo

Bata as gemas com metade do açúcar até obter uma gemada fofa (pode utilizar uma batedeira ou um foie).  Em uma panela, aqueça o leite com a outra metade de açúcar, e a baunilha.  Quando ferver, retire do fogo e vá adicionando a gemada aos poucos, misturando bem. Volte para panela para engrossar.

Dica: Se o seu creme talhar, deixe esfriar e leve para o liquidificador. Caso o creme não engrosse adicione uma colher de sopa de biomassa de banana verde. Deixara o creme mais espesso e acrescenta propriedades funcionais.

coração

Tenho certeza de que a sugestão de cardápio fará muito sucesso, e as preparações combinam tanto para o almoço como para a janta. Mas você também pode escolher outras opções no meu eBook Cozinha Funcional, onde você encontra além das bases da Gastronomia Funcional e substituições saudáveis, muitas receitas saborosas para variar o seu cardápio. Para conferir o eBook é só clicar AQUI.

Claro que um dia assim especial também pede um bom vinho para brindar a união e os bons momentos. E para que a sua comemoração fique ainda mais perfeita, além de servir os pratos deliciosos e saudáveis, capriche na decoração. Separei algumas sugestões que eu adoro para vocês se inspirarem e fazerem uma mesa e apresentação linda. Usem e abusem da criatividade e postem suas fotos lá no Instagram. Não esqueçam de me marcar (@cristozzonutri) para eu ver suas preparações.

Mesa 3 Mesa 1 Mesa 2

Referências de imagens: Pinterest

 

Um Feliz Dia dos Namorados a todos, desejo muitas pitadas de amor nas receitas desse dia!

Cris

DÊ SUA OPINIÃO