EM 14 de abril de 2016

Alguém mais aí ama um cafezinho passado com cheirinho de casa? No dia Internacional do Café não podia deixar de falar de seus benefícios e tirar as dúvidas sobre o consumo dessa delícia que muitas vezes gera polêmica. O café é uma das bebidas mais ingeridas no mundo. Uma grande parcela da população consome café diariamente, até várias vezes ao dia. Por ter como principal componente um alcaloide – a famosa cafeína -, quando consumido em doses baixas e moderadas, tem ação estimulante, por essa razão, muitas pessoas ingerem com frequência para espantar o sono, aumentar a energia e a concentração. No entanto, se exageramos na dose ele pode nos causar palpitação ou aumentar muito ansiedade, principalmente aos mais sensíveis. Além disso, o café também é muito procurado como um auxílio ao emagrecimento, por conta da sua ação termogênica (a capacidade de aumentar a nossa queima de calorias). Mesmo com tanto apelo aos benefícios, algumas pessoas têm uma certa dúvida quanto ao seu consumo e sempre me perguntam se o café é realmente mocinho ou vilão. Por isso esse post é dedicado a falar sobre os benefícios, dúvidas e doses seguras de consumo dessa paixão nacional.

Café9

 

Será que a ingestão diária do famoso cafezinho é mesmo benéfica à saúde no geral?

 

Café x Atividade Física

Muitos estudos feitos até hoje com o café, apontam benefícios no consumo diário da bebida. Um desses benefícios é a melhora no rendimento das atividades físicas e redução da fadiga muscular, devido a sua ação estimulante. A bebida estimula a ação dos músculos durante os exercícios prolongados, que passam a utilizar gordura como fonte de energia ao invés dos açúcares encontrados nos carboidratos. Dessa forma, os autores sugerem que a ação termogênica do café contribui para o emagrecimento, aumentando a queima de gordura e o gasto calórico. Mas, claro, sempre aliado a uma alimentação equilibrada.

nutridica_icones

Eu gosto de indicar aos meus pacientes que apreciam a bebida uma dose de café misturado com óleo de coco ou manteiga clarificada, antes do exercício, no lanche da manhã ou no início da tarde (horários que considero mais favoráveis para estimular a termogênese). A prática de misturar gordura no café é comum e tradicional há anos em Singapura ou no Sudoeste da Ásia, e nos últimos tempos ganhou o coração de Nova York com a moda do #bulletproofcooffe (Café a prova de balas em inglês) , muito utilizado por executivos para manter o ritmo agitado da cidade e melhorar a performance cognitiva no trabalho. A composição da receita estimula a queima de gordura via cetose (quando você toma o café sem outra refeição e sem açúcar) e também tem função sacietogênica, pois o acréscimo de gordura dá aquela mascarada na fome. No entanto o alerta é bem claro a todos, deve ser contra indicado para pessoas sensíveis à cafeína, hipertensos, cardiopatas ou pessoas com hipoglicemia, pois misturar óleo de coco no caƒé e consumi-lo sozinho irá aumentar muito a biodisponibilidade da cafeína no seu organismo, lhe deixando muito mais sensível.

Para os adeptos e não sensíveis a receita tradicional fica bem gostosa e com uma textura única quando batida no mixer ou liquidificador, vale a pena conferir:

bulletproof-coffee-new-stores

 

Bulletproof Cooffe

1 xícara de caƒé orgânico passado

1 colher de chá de óleo de coco

1 colher de chá de manteiga Ghee

Bater no mixer ou liquidificador

*NÃO ADOÇAR

 

Prevenção de doenças

Em testes feitos em humanos, descobriu-se que a cafeína também é muito eficaz na prevenção de doenças, como o Parkinson. Pesquisadores também apontam o café como uma espécie de antidepressivo, devido à presença do ácido acético, que interfere positivamente no humor. Sua ação antioxidante ajuda na prevenção contra o câncer, por combater os radicais livres que favorecem o aparecimento de tumores.

Como exemplo, em 2016, a revista científica The American Journal of Clinical Nutrition, publicou um estudo que identificou menor risco de câncer de fígado , um dos mais letais, em pacientes que consumiam mais de 4 xícaras de café ao dia, quando comparados aos que consumiam 2 ou menos.

Outro estudo publicado na revista Breast Cancer Research, demonstrou que a alta ingestão de café com cafeína pode estar associada a um menor risco de desenvolvimento de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. O estudo que avaliou 335.060 mulheres europeias demonstrou que a cada 100ml de aumento no consumo de café com cafeína, o risco de câncer de mama diminuía 4%. O mesmo estudo demonstrou que o consumo de chás e cafés descafeinados não tiveram o mesmo benefício.

Café e a pressão arterial

Muitas pessoas fazem uma ligação entre o consumo de café e o aumento da pressão arterial. O café é um estimulador cardíaco e dos vasos sanguíneos, o que pode provocar taquicardia, vasoconstrição e liberar cargas de adrenalina. Porém não existem estudos de que a cafeína influencie na predisposição de uma pessoa em ter ou não hipertensão. Em pessoas que já possuem a doença, apenas o monitoramento e aferição de cada um pode trazer essa resposta, pois cada organismo reage de forma muito diferente na ingestão do café e o aumento da pressão associado.

Malefícios

Claro que a ingestão exagerada do café pode trazer alguns problemas de saúde, afinal, tudo em excesso pode ser prejudicial.  A mucosa do estômago pode ser lesionada com o consumo em excesso e a frequência cardíaca pode alterar. Além disso, pode afetar o sono e causar dependência, devido a sua ação estimulante. Em relação a sua nutrição é importante lembrar que ele é um anti-nutriente e inibidor de absorção amplamente conhecido, isso quer dizer que sempre que é consumido junto ou próximo da refeição impede a absorção de algumas vitaminas e minerais, como é o caso ferro.

Por essa razão, é indicado um consumo de 3 a 4 xícaras de 50ml de café ao dia, longe das principais refeições. Dessa forma conseguimos extrair seus grandes benefícios sem prejudicar o organismo e o dia-a-dia. Eu aconselho a meus pacientes não consumirem café após as 16:00 para não atrapalhar o sono. Outra dica comum no consultório é fazer períodos de isenção de cafeína para evitar o vicio associado ao consumo regular de cafeína. Mas não vale substituir por café descafeinado, aproveitando que falamos brevemente nele  é muito importante desmistificarmos a ideia que café sem cafeína pode ser mais saudável. Será que ele é mesmo benéfico ou seguro para a nossa saúde?

 

Café descafeinado e seus malefícios

Todos os benefícios do café relacionados acima estão diretamente ligados à presença da cafeína. Então por que o decafeinado ficou tão popular e até preferência de algumas pessoas?

Durante algum tempo o café foi apontado como vilão, pois se acreditava que ele tinha ligação direta com o aumento da pressão arterial e era o principal agravante nos casos de hipertensão. Por essa razão, algumas pessoas preferiram optar pelo descafeinado. Porém, o que muita gente não sabe é que a maior parte dos métodos para descafeinar os grãos recebe solventes tóxicos (inicialmente benzeno, clorofórmio, tricloroetileno, diclorometado – ambos potencialmente cancerígenos – e hoje em dia cloreto de metileno, acetato de etilo, e o dióxido de carbono). Essas mesmas toxinas são encontradas também em bebidas energéticas e refrigerantes e são amplamente conhecidas como tóxicas, desreguladoras de nossa produção hormonal saudável e potencialmente prejudiciais e inseguras a nossa saúde.

Através de inúmeras pesquisas e testes, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos concluiu que o café descafeinado faz mal ao coração. Isso porque no grupo que ingeriu o descafeinado, encontraram um aumento de 18% de gordura no sangue, enquanto o grupo que ingeriu o café comum permaneceu com a quantidade de gordura inalterada. O acumulo maior de gordura no sangue resulta no aumentos nos níveis de colesterol, um fator de risco para doenças cardíacas e diabetes.

Comparando o café comum ao descafeinado, conseguimos perceber uma diferença muito grande. Enquanto um é natural e traz benefícios à saúde e complicações apenas quando consumido em excesso, o outro lhe expõe diariamente a substâncias sintéticas e perigosas. Cabe a você decidir como deve começar o dia!

Então, se você é fã do cafezinho diário, consuma sem culpa, mas sempre com bom senso e equilíbrio! Caso já tenha histórico de hipertensão, desnutrição ou seja vegetariano (que depende da absorção ótima do ferro vindo dos vegetais) lembre-se de ficar atento a dose para sua individualidade, procurar um profissional nutricionista para lhe ajudar a enquadra-lo de maneira saudável no cardápio é sempre a melhor opção.

Quem me acompanha lá pelo instagram sabe que sou uma #cooffelover assumida e que estou sempre controlando a quantidade que consumo para manter o equilíbrio. Aproveite e confira lá no instagram a tag #receitascristozzonutri, onde tem várias ideias de caƒés super saudáveis.

Para acompanhar essa delícia, compartilho no e-book Cozinha Funcional uma série de dicas de como adoçar de maneira saudável, como fazer leites vegetais e até docinhos e bolos que super combinam e harmonizam muito bem com a bebida.

Para conferir todas as receitas basta clicar no e-book abaixo.

livro Cozinha Funcional

Permita-se!

 

Referência(s)

-Aleksandrova K, Bamia C, Drogan D, Lagiou P, Trichopoulou A, Jenab M, et al. The association of coffee intake with liver cancer risk is mediated by biomarkers of inflammation and hepatocellular injury: data from the European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition. Am J Clin Nutr. 2015; 102(6):1498-508.

-Written by Sarah C. Corriher. Is Decaffeinated Really A Healthy Choice? June 30, 2009. Disponível em www.healthwyze.org/reports/146-is-decaffeinated-really-a-healthy-choice. Acessado em abril de 2016.

-Nirmala Bhoo-Pathy, Petra HM Peeters, Cuno SPM Uiterwaal, H Bas Bueno-de-Mesquita, Awang M Bulgiba, Bodil Hammer Bech, et al. Coffee and tea consumption and risk of pre- and postmenopausal breast cancer in the European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (EPIC) cohort study Breast Cancer Res. 2015; 17(1):15.

DÊ SUA OPINIÃO