EM 18 de novembro de 2015

Nutrição para cabelos lindos

Cabelo x Dieta

Você está feliz com a saúde e aparência dos seus cabelos? Aliás… quanto dinheiro já gastamos para deixar nossos cabelos lindos? Eis um ponto crítico da nossa vaidade, queremos fios brilhantes, maleáveis e sem queda, dignos de uma propaganda de shampoo. Queda de cabelo e cabelos fracos e quebradiços são reclamações frequentes em meu consultório, por isso hoje resolvi falar um pouco sobre a influência da alimentação na saúde do seus fios.

O  cabelo é constituído de células queratinizadas produzida pelo folículo piloso e que se projetam  na superfície da epiderme, essas células sofrem profunda influência de fatores externos como uso de produtos químicos e exposição solar e fatores internos como hormônios e qualidade da dieta. É neste quesito que uma dieta equilibrada e o uso de nutrientes específicos pode transformar a aparência dos seus fios.

Meu primeiro recado é: quem quer ter resultado nos fios e deixa-los lindos precisará de paciência. Para garantir que todos os nutrientes necessários à saúde do fio cheguem ao local destinado, e causem aquele “efeito de salão”, os cuidados deverão durar no mínimo 3 meses, seja por dieta ou suplementação. Percebo muita ansiedade por parte dos pacientes que querem ver o resultado rápido, já nos primeiros 30 dias, e muitas vezes desistem do tratamento sem esperar o tempo necessário para a recuperação da saúde capilar.

Portanto, as mudanças na sua dieta devem começar hoje. Separei para vocês os principais nutrientes e alimentos que uso em consultório quando a reclamação principal é cabelo, e que observo melhores resultados. Se quer cabelos deslumbrantes e com saúde, esses nutrientes serão essenciais e os alimentos fonte não podem ficar de fora do seu cardápio, confira o que você precisa incluir para crescimento, brilho e vitalidade dos seus fios:

1 – Aminoácidos:

A estrutura básica do nosso cabelo é feita de queratina, uma proteína que para ser formada precisa de aminoácidos como a cisteína e a cistina. Para garantir a força do fio você precisa da ingestão adequada desses componentes, ingira diariamente: ovos, carnes magras, peixes, laticínios, feijões e lentilhas.

2 – Vitaminas do complexo B

A falta de algumas vitaminas do complexo B altera a fase de crescimento dos fios, aumentando a duração do período de queda. Não poderão faltar na sua dieta vitaminas como a biotina, a niacina e a tiamina, além de todo o complexo B. Portanto ingira diariamente: nozes e semente de girassol (acrescente a frutas picadas como melão e laranja); incremente a salada com repolho e agrião e não esqueça da aveia e arroz integral.

3- Vitamina A:

Importante para o crescimento e manutenção das células do couro cabeludo. Você encontra na acelga, cenoura, mamão e abóbora.

4 – Ácidos Graxos

Para dar brilho aos cabelos precisamos melhorar suas cutículas que são compostas de ceramidas, os nutrientes que dão origem a essa estrutura são o ômega-3 e o ômega-6. Portanto troque os seus óleos em casa por óleos vegetais de amendoim, linhaça e girassol. Invista nos peixes e consuma também, alternadamente, amêndoas e abacate toda semana.

5 – Colágeno e Silício Orgânicos

O tecido que reveste a parte de baixo do cabelo e ajuda na maleabilidade do folículo piloso é feito de colágeno, que pode ser estimulado pela ingestão de peptídeos de colágeno e de silício orgânico. Para isso precisamos recorrer à suplementação, tanto de silício quanto de colágeno devem ser prescritos em dosagem e forma farmacêutica adequada. Quando em pó, o colágeno ou os peptídeos podem ser adicionados a sucos ou vitaminas, e devem ser consumidos longe de refeições que contenham proteínas.  Sugiro aos meus pacientes a ingestão em um dos lanches, da manhã ou da tarde. Já o silício, entra em conjunto com outros nutrientes na suplementação e é essencial para melhora do brilho, hidratação e elasticidade do fio. Estudo publicado na Archives of Dermatological Research, em 2007, avaliou 48 mulheres com cabelos finos e demonstrou que a suplementação de 10mg de silício orgânico por 9 meses foi capaz de melhorar a resistência a tração, elasticidade e quebra, resultando em um fio mais grosso e resitentente.

Com todos esses nutrientes em ótimo estado no corpo seu cabelo será digno de propaganda de shampoo, no entanto, se estiver perdendo cabelo, as causas podem ser hormonais ou decorrente de deficiências específicas, como a falta de ferro, cálcio, potássio e vitamina B6. Você pode ainda estar com uma produção excessiva de oleosidade no couro cabeludo, o que aumenta a queda e dificulta o crescimento. É importante procurar um profissional nutricionista ou médico que possa identificar essas carências e excessos e lhe indicar o tratamento adequado para o seu caso.

A dica extra é pra quem não tem problemas de oleosidade: ingira 1 colher de óleo de coco extra virgem por dia para deixar os cabelos bonitos e brilhantes e de quebra melhorar a hidratação da pele. Eu adoro usar o óleo de coco também nas pontas (recebi essa dica da minha dermatologista e amei) uso bem pouca quantidade (1 colher de cafezinho) espalhada na mão e distribuída somente nas pontinhas na hora do banho, antes do último enxague. Adoro o fato de não ter nenhum produto químico associado e mesmo assim deixar meu cabelo mais hidratado e brilhante.

E vocês? O que fazem por cabelos mais lindos? Compartilhem suas dicas e dúvidas nos comentários!

 Cabelo x Dieta

DÊ SUA OPINIÃO