EM 12 de janeiro de 2016

Picolé Anti-celulite

Com a chegada do verão nada mais legal que se refrescar com um picolé geladinho e cheio de saúde. Para isso basta trocar alguns ingredientes para que seu picolé fique mais magrinho e terapêutico. Neste caso, podemos fazer picolés caseiros cheios de saúde, que podem contribuir, por exemplo, para o emagrecimento, ou o bronzeado ou ganho de massa muscular.

A principal vantagem desses picolés é a ausência de corantes e ausência de excesso de açúcar. Além disso, fazendo sua receita em casa, você pode adequar o picolé as suas preferências e ao benefício que procura em cada alimento. Por exemplo, se precisa emagrecer, pode adicionar chás ou alimentos termogênicos no seu picolé, como chá verde, chá de hibiscos, gengibre, canela ou pimenta, que ajudarão na queima calórica. Se precisa cuidar da pele, pode incluir alimentos antioxidantes, como frutas vermelhas, amarelas e alaranjadas. Já se é praticante de atividade física pode misturar no seu picolé o suplemento indicado pelo seu nutricionista e associar nutrientes que melhoram a recuperação muscular.

Costumo fazer em casa picolés de diferentes sabores. Decoro os palitos com o nome das crianças, dos convidados ou com palavras e desejos para alegrar e descontrair. Outra ideia é usar canudinhos ou colheres decorativas. Meus sabores preferidos são os que utilizam melancia, manga ou os cremosos de morango (que geralmente faço com leites vegetais), mas toda a fruta que está madura (aquela dando sopa ali na fruteira) pode virar um delicioso geladinho.

Hoje vou compartilhar com vocês uma seleção de receitas de picolés que desenvolvi para meus pacientes e compartilhei em uma entrevista para o site Yahoo Mulher, eles que tem finalidades específicas e tenho certeza que vocês vão adorar. Provem e me contêm o que acharam!

 

Picolé Termogênico_01

PICOLÉ TERMOGÊNICO

2 fatias grandes de melancia com sementes

1 xícara de chá de hibiscus com gengibre

1 colher de cafezinho de canela

Kiwi para decorar

Modo de preparo

Forre um copinho com kiwi e leve ao congelador.

Bata todos os demais ingredientes.

Despeje o suco nos copinhos com o kiwi e leve para congelar.

Espere um pouco para ganhar consistência e espetar os palitos.

icones_Cv-04

Indicação: Para emagrecimento. Tanto a canela, quanto o hibiscos e o gengibre, possuem compostos termogênicos que aumentam a queima de calorias. Além disso o chá de hibiscos é rico em flavonóides, sendo ótimo para pele e para o coração. Utilize a melancia com sementes, pois são boas fontes de cálcio.

 Picolé Bronze

PICOLÉ BRONZE

1 manga inteira madura

3 cenouras médias

350mL de água de coco

4 colheres de leite de coco

1 ramo de hortelã

Opcional: 1 semente de cardamomo sem casca, 3 colheres de mel ou açúcar de coco

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes.

Despeje o suco e leve para o congelador.

Espere congelar um pouco para espetar os palitos.

Pedacinhos de manga ou cenoura podem decorar seu picolé, experimente!

icones_Cv-04

Indicação: Para proteção da pele e prolongamento do bronzeado. Consuma 1 picolé ao dia durante 15 dias antes do período de exposição solar. Tanto a cenoura como a manga são ricas em carotenóides, importantes para recuperação do tecido celular e permanência do bronzeado. A adição de leite de coco diminui o índice glicêmico do suco, o que é ótimo para o emagrecimento, além de aumentar a absorção dos carotenóides por ser uma fonte de boas gorduras.

 

 Picolé Detox

PICOLÉ DETOX

2 kiwis maduros

3 talos de aipo

1 folha de couve mineira

100 ml de água de coco

100 ml de chá de erva doce

3 colheres de chá de mel com própolis ou açúcar de coco

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Coe e despeje o suco em forminhas e leve para o congelador.

Espere congelar um pouco para espetar os palitos.

icones_Cv-04

Indicação: Ajuda a diminuir o inchaço. Possui compostos detoxicantes presentes na couve e diuréticos presentes no aipo. O chá de erva doce também é detoxicante e digestivo, indicada para casos de flatulências e cólicas. Ideal para consumir no período pós festas e durante a TPM.

 Picolé Fit

PICOLÉ FIT

(Receita que pode incluir alimentos a base de leite, verifique suas intolerâncias)

1 copo de leite de amêndoas ou 1 copo de água

1 copo de iogurte grego zero ou iogurte de ovelha ou iogurte vegetal

1 medida de 20g de whey protein sabor baunilha (caso não possa consumir proteína do leite utilize 40g de proteína de arroz)

2 colheres de óleo de coco

2 bananas maduras

1 colher de cacau orgânico em pó

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.

Despeje em copinhos ou forminhas e leve para o congelador.

Espere congelar um pouco para espetar os palitos.

icones_Cv-04

Indicação: Para ganho de massa muscular. Associar iogurte e whey protein no picolé garante uma boa ingestão protéica, além de conter tipos de proteínas, de rápida e lenta absorção, misturadas. Consuma 1 picolé após os exercícios ou no lanche na noite para garantir a recuperação muscular. Essa receita conta ainda com uma boa porção de carboidrato e potássio presente na banana, além do cacau que esta associado a melhora de condicionamento e energia para o músculo. O óleo de coco entra aqui como termogênico, completando os inúmeros benefícios deste lanche saudável.

Picolé Termogênico

PICOLÉ ANTI-CELULITE

1 xícara de frutas vermelhas congeladas (mirtilo, amora, framboesas, açaí)

2 fatias de melancia com sementes + Suco de 1 limão espremido ao final da preparação
10g dose de colágeno Hidrolisado

icones_Cv-04

Indicação: Como antioxidante e hidratante de pele, para tratamento e prevenção de celulite. As antocianinas, presentes nas frutas vermelhas, melhoram a permeabilidade dos vasos sanguíneos facilitando a circulação e diminuindo a celulite. A melancia é fonte de licopeno, um importante antioxidante para saúde da pele, assim como a vitamina C presente no limão. O colágeno hidrolisado melhora a elasticidade e principalmente a hidratação da pele, prevenindo o envelhecimento precoce. Tudo que é preciso para o aspecto lisinho.

Um brinde ao verão super fresh que está rolando por aqui!

Para mais ideias saudáveis confira minhas dicas no E-book Cozinha Funcional, (disponível para baixar aqui.), com todas as bases da cozinha funcional. Caso você queira outras ideias de lanches rápidos e saudáveis o E-book Lancheira Saudável (disponível para baixar aqui ) é o mais indicado para você, mas se exagerou nas festas certamente vai gostar do E-book Detox (disponível para baixar aqui). Todos materiais educativos construídos especialmente para levar mais saúde até vocês.

Abraços e boa leitura!

DÊ SUA OPINIÃO