EM 27 de abril de 2016

Nossa correspondente da Califórnia, Ju Beneton, fala um pouco hoje sobre os alimentos fermentados e nos traz uma receita de Sauerkraut, o nosso conhecido chucrute, que faz muito sucesso por lá como alimento funcional super valorizado para saúde do intestino! Confiram as dicas da Ju sobre os benefícios e modo de fazer em casa:

 

Alimentos fermentados2

 

Quando eu a Cris resolvemos criar essa coluna, pensamos em algo que fugisse um pouco daquele padrão “dica do dia” e que se tornasse algo interessante e curioso para todos. Lembro bem que quando ainda morava no Brasil morria de curiosidade para saber o que havia de novidade por aqui e como poderia reproduzir muitas das dicas que encontrava online e principalmente as receitas.

Por isso hoje resolvi falar de algo que por aqui se ouve falar muito, que são os alimentos fermentados: kombucha, kefir, sauerkraut (conhecido como chucrute no Brasil) e alimentos em conserva. Em qualquer restaurante ou superpermercado natural você vai encontrar esses alimentos para vender. Médicos e nutricionistas funcionais, naturopatas e pessoas adeptas de um estilo de vida saudável recomendam a inclusão desses alimentos na dieta e ainda dividem dezenas de receitas online.

 

Sauerkraut12

 

Mas afinal, por que alimentos fermentados são tão saudáveis?

O processo de fermentação dessas bebidas (muitas vezes chás como no caso da kombucha) ou alimentos (como o repolho no caso do sauerkraut) acaba formando como subproduto enzimas, vitaminas do complexo B e várias cepas de probióticos – essenciais para a nossa digestão e bom funcionamento do nosso organismo.

Os suplementos de probióticos sempre foram os queridinhos entre nos nutricionistas – quem já se consultou com uma nutricionista funcional sabe do que estou falando. Porém, hoje sabemos que quanto mais fontes de probióticos oferecemos na dieta, melhor. Além disso, muitas vezes suplementos bons são difíceis de serem encontrados e/ou são muito caros.

Sei que no Brasil ainda não se fala muito de alimentos fermentados, porém aviso: essa forma milenar de preservar os alimentos voltou para ficar e é por isso que resolvi dividir com vocês.

O sauerkraut é na minha opinião o alimento fermentado mais fácil de ser preparado. Isso porque você não precisa comprar nem cultivar nenhuma cepa antes de começar o processo (como é o caso da kombucha por exemplo). A princípio a receita pode parecer complicada, mas pode confiar, você vai tirar de letra.

 

Então mãos a obra e não fiquem com medo de preparar essa delícia:

 

Ingredientes e utensílios:

  • 1 vidro grande para conserva
  • 1 copinho que caiba dentro do vidro de conserva
  • 1 bowl médio
  • 1 colher de sopa de sal marinho
  • 1 repolho grande (verde ou roxo)

 

  1. Após limpar bem o repolho, corte-o em tirinhas bem fininhas.
  2. No bowl, acrescente o repolho e o sal marinho e com as mãos bem limpas, massageie bem. Após cinco minutos você notará que o processo de atrito fará com que o repolho solte um líquido. Continue massageando por mais ou menos oito a 10 minutos.
  3. Passe uma água fervendo no vidro de conserva para higienizar bem. Coloque o repolho juntamente com o líquido que formou dentro do vidro.  Empurre bem o repolho com a ajuda das mãos para que ele fique bem “compacto” no fundo do vidro.
  4. Observe se o líquido foi o suficiente para cobrir todo o repolho (a intenção é que o repolho fique submerso no líquido e não entre em contato com o ar). Se o líquido formado não foi o suficiente, complete com um pouco de água mineral (mais ou menos um dedo).
  5. Coloque o copinho em cima, ele servirá como um pesinho para que o repolho não suba e entre em contato com o ar.
  6. Cubra com uma toalha e um elastico e deixe em um local com temperatura estável, longe do sol direto. O ideal é checar a cada 3 dias para dar uma pressionada no copinho para que o repolho mantenha-se compacto no fundo do vidro. O período ideal de fermentação é de 3 semanas. Após, você pode retirar o copinho e fechar o vidro com a tampa e refrigerar.

Abaixo você pode acompanhar as fotos do passo-a-passo!

created by photogrid

created by photogrid

Façam a receita e postem para nos contar como ficou! Beijos, Ju.

Foto Ju Beneton

Instagram: @nutrijulianabeneton

Facebook: /juliana.beneton

Fonte fotos: thekitchn.com e eastcoastliving.ca

DÊ SUA OPINIÃO