EM 30 de dezembro de 2015

Révellion Saudável – Salada Detox by Cris Tozzo Nutri

lentilha salada

Nessa noite incrível de confraternização, nada melhor do que consumir comidas leves para poder brindar sem peso na consciência. A ideia é usar os ingredientes tradicionais da ceia, mas repaginados e servidos de uma maneira mais light e cheios de pitadas funcionais. Esse ingrediente tão desejado nas festas de final de ano promete atrair fartura e crescimento para o ano vindouro e é claro que não pode ficar de fora do seu cardápio. A boa notícia é que além de toda essa magia envolvida em torno da lentilha ela vem acompanhada de muitos nutrientes benéficos a sua saúde, é um dos alimentos mais alcalinos da natureza e uma ótima fonte de proteínas. Para não cair no básico e misturar a lentilha com embutidos, sugiro uma versão super legal de vinagrete que leva os grãos. Confere e aproveita para comer o ano inteiro:

icones_Cv-03

2 xícaras de lentilha cozida

½ cebola roxa picada em cubos

2 tomates sem sementes picados em cubos (ou tomates cerejas picados ao meio)

Suco de 1 limão e suas raspas

8 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem

1 maço de Hortelã picado

2 colheres de sopa de sementes de erva doce

1 xícara de grãos de romã (podo substituir por uvas cortadas em cubos que são mais baratas)

Sal marinho a gosto

½ xícara de lascas de amêndoas tostadas ou sementes de girassol (pode usar outra oleaginosa de sua preferência)

icones_Cv-06

Em uma panela cozinhe a lentilha, com a água e o sal, por 25 minutos ou até ficar al dente. Escorra a água e leve a lentilha para geladeira pra que esfrie e não continue o cozimento. Toste as oleaginosas e misture todos os ingredientes com a lentilha já fria. Sirva em taças e decore com uma flor de hortelã extra ou com grãos da romã.

nutridica_icones

Você sofre com má digestão quando come lentilhas?

Deixar as lentilhas de molho por 1 hora e descartar a água antes do preparo ajuda a diminuir a quantidade de fitatos no grão, o que diminui também a sensação de desconforto e gases que algumas pessoas sentem quando consomem. Nessa receita misturei sementes de erva doce que tem também tem a função de diminuir a formação de gases e dá um gostinho especial a preparação.

Bom apetite!

Separei outra variação super legal de salada de lentilha com erva doce na apostila Ceia Funcional disponível para baixar aqui. Outras sugestões saudáveis para ceia de reveillon que estão na apostila incluem um delicioso Rocambole de Lombo ao Molho Spicy e sobremesas bem funcionais para encher de sabor e saúde seu ano novo.

Para mais dicas e receitas de cozinha saudável confira meu e-book Cozinha Funcional aqui.

www.cristozzo.com.br

icones_Cv-10

icones_Cv-01

icones_Cv-08

DÊ SUA OPINIÃO