EM 01 de novembro de 2016

 

outubro-rosa

Todo ano durante o mês de outubro mil atenções se voltam para prevenção do câncer de mama, uma uma doença muito prevalente principalmente em mulheres e tem 90 a 95% de chances de ser provenientes do estilo de vida que você leva. Mas quais detalhes você pode mudar na sua rotina para a prevenção? Para lembrar que essas atitudes devem ser repetidas todos os meses deixo aqui um pouco da minha contribuição na prevenção do #cancerdemama neste #outubrorosa Foram inúmeras palestras e abordagens durante esses 30 dias e tentei resumir em poucas palavras tudo que acredito contribuir para prevenção de inúmeras doenças, mas claro, o que temos de evidências atuais especificamente na prevenção do câncer e que podem ser simplificadas nas atitude seguintes. Que tal colocar em um caderninho de metas e começar a incluir nos seus objetivos?! 1 – Mude seus Hábitos Ruins (parar de fumar e beber é o primeiro passo na prevenção, especificamente para o CA de mama, #alcoolzero parece ser a melhor das recomendações)

2 – Controle seu peso corporal (perder peso proveniente de dieta equilibrada ajuda a reduzir qualquer tipo de câncer)

3 – Diminua o consumo de carne vermelha e sal (prefira peixes e ovos caipiras, além de refeições #vegetarianas e use somente os sais integrais – se precisar de ideias o Livro Cozinha Funcional tem muitas receitas funcionais para te ajudar, basta clicar aqui no Livro Físico que entregamos para todo o Brasil ou conferir a linha digital com muitas ideias legais. Sugiro as Bases da Gastronomia Funcional para quem quer aprender os tipos de sais e oleos mais indicados, como consumir mais fibras e dar os primeiros passos em uma cozinha saudéval, sugiro Receitas Detox para quem quer aprender mais receitas vegetarianas e conhecer um pouco sobre as toxinas que nos levam á vários tipos de doenças ou Lancheira Saudável para quem tem dificuldade de incrementar os lanches com ideias criativas e supernutritivas)

4 – Menos carboidratos e menos açúcar (nada de açúcar de adição e menos alimentos processados, carboidratos vindos de inúmeras farinhas, bolinhos e afins – mesmo #semgluten e #protéicas não combinam com prevenção de doenças )

5 – Mais vitamina D (alta concentração de vitamina D diminui em 50% o risco de Ca de mama e pegar um solzinho nos deixa infinitamente mais feliz)

6 – Menos calorias por porção (refeições pequenas e menos calóricas parecem prevenir todos os tipos de câncer)

7 – Mais legumes e leguminosas ( para prevenção consuma no mínimo 5 porções ao dia ou 400g de vegetais pobres em amido, bons exemplos são brócolis, abobrinhas, berinjelas, repolho entre muitos outros. 1 porção de feijões também contêm componentes protetores, avalie suas individualidades)

8 – Consuma mais plantas (aqui vale acrescentar refeições vegetarianas na semana, plantar uma horta ou ingerir mais chás. Um nutricionista capacitado em fitoterapia pode lhe orientar sobre as melhores ervas para a sua individualidade)

9 – Mais movimento (estabeleça metas reais e entenda que exercício é fundamental para viver bem e melhor, faça o que você pode mas não deixe de fazer)

10 – Acalme-se! Sim, a ciência já comprovou: nós cultivando muitos tipos de cânceres em meio ao stress diário, ao rancor, mágoas e conflitos. Adote um hábito relaxante, peça perdão, reconcilie, ame mais, se desfaça de relações tóxicas, medite, tome um banho de cachoeira ou simplesmente respire! Ar puro pode ser o melhor e mais simples dos remédios!

 

 

DÊ SUA OPINIÃO